Tudo que você precisa saber sobre o programa Jovem Aprendiz!
|Primeiramente, o Jovem Aprendiz é um programa no qual tem a função de contribuir na capacitação e dar início a carreira de diversos jovens.
Pois, o desemprego é uma problemática antiga em nosso país e afeta um grande número de famílias.
Pois, o número cresce há anos, tornando a situação ainda mais difícil.
Sendo assim, o quadro é ainda mais complicado ao jovem, pois é associado à inexperiência e muitos empregadores não estão dispostos a ensinar.
Portanto, esse é o motivo dele ser tão especial e enriquecedor aos participantes.
O projeto é a principal porta de entrada no ingresso dos jovens, além de ter se tornado uma medida social necessária.
Sendo assim, neste artigo você vai saber mais sobre o Jovem Aprendiz e conhecer as suas vantagens.
O que é o Jovem Aprendiz?
Primeiramente, o Jovem Aprendiz é um projeto do governo criado a partir da Lei da Aprendizagem n º 10.097/00. O decreto é uma iniciativa na qual visa dar uma grande oportunidade aos jovens de famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Portanto, a oportunidade prioriza a capacitação desses aprendizes paralelamente aos seus estudos. Dessa forma, em um turno poderá estudar e no outro vai estar na empresa com todas as ferramentas possíveis a fim de compreender e executar as suas funções. A contratação de profissionais iniciantes estimula o emprego entre os jovens de 14 até 24 anos. Dessa forma, auxilia na renda da família e dá esperança para quem acreditava não ser capaz de conseguir ingressar no mercado de trabalho.
Como funciona o Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz funciona, primeiramente, com a inscrição da pessoa interessada em se tornar um jovem aprendiz. Portanto, o processo demanda comprovação de uma série de requisitos incluindo idade, renda familiar e frequência escolar no caso dos estudantes. Dessa forma, após concluir essa etapa, o candidato aprovado no Jovem Aprendiz passa por um processo seletivo e, se aprovado, inicia seu trabalho em campo. Na empresa, o aprendiz recebe capacitação, tanto teórica quanto prática, específica para trabalhar na área empregada, bem como um salário correspondente. O contratado não deve ter problemas em conciliar estudo e trabalho, por isso, a carga horária é de até 6 horas por dia, divididas entre atividades teóricas e práticas. Os aprendizes nos quais não estudam mais, a carga horária é de até 8 horas diárias, também divididas entre treinamentos teóricos e práticos.
Quais são as vantagens de ser Jovem Aprendiz?
Primeiramente, os dois benefícios do Jovem Aprendiz nos quais mais enchem os olhos dos aprendizes são o salário e a capacitação. O salário, diferente de grande parte dos vínculos empregatícios, não depende do nível de experiência do trabalhador. Ele é de acordo com a carga horária do aprendiz, com os termos da empresa e com o estado brasileiro referente. A capacitação também é bastante desejada pelos trabalhadores, pois é a melhor forma de construir e encher uma bagagem profissional. Porém, essas não são as únicas vantagens de ser um Jovem Aprendiz. Além dessas, você terá direto a:
- Vale-Refeição ou Vale-alimentação;
- Vale-Transporte;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- FGTS;
- Assistência médica e odontológica (depende da empresa).
Sendo assim, diversas empresas adotam o Jovem Aprendiz na maioria de suas filiais. Portanto, pode ter um leque de opções a fim de escolher. De modo a te ajudar, confira no próximo tópico quais empresas são essas!
Empresas que aderem ao Programa
Segundo a Lei de Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte devem reservar entre 5% e 15% do quadro de colaboradores ao Jovem Aprendiz. Portanto, as grandes marcas e bancos devem adotar a causa e colaborar na formação desses iniciantes. Dessa forma, dentre as principais empresas participantes, podemos encontrar:
- Correios;
- Banco da Caixa Econômica Federal;
- Banco do Bradesco;
- Embraer;
- Braskem;
- Banco Santander;
- Banco Itaú;
- Ambev;
- Cocamar;
- Banco do Brasil;
- Banco Safra;
- Porto Seguro;
- Coca Cola;
- Riachuelo;
- Renner;
- C&A;
- Netshoes;
- Rede Globo.
Portanto, essas empresas são referências e certamente podem promover o conhecimento no qual deseja e precisa. Sendo assim, caso deseje fazer parte do Jovem Aprendiz e tenha entre 14 e 24 anos, essa é a sua hora. Dessa forma, a fim de ficar atento às novas vagas de emprego disponíveis, o site Jovem Aprendiz BR informa as principais vagas do programa. Confira no nosso site outros artigos semelhantes e fique por dentro do tema!