Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Nem todo mundo sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, muitas pessoas ficam nervosas e não conseguem se comportar corretamente.

Como resultado disso, muita gente acredita ser um evento bastante traumático, a escola nem sempre costuma preparar os alunos para esse momento.

Publicidade

Seja por despreparo ou timidez, toda insegurança é agravada perante a incerteza de saber como se comportar durante uma entrevista de emprego.

A fim de evitar todo o “trauma” durante a entrevista de emprego, deve-se se preparar e criar estratégias de modo a relaxar na hora.

Publicidade

Neste artigo, através dos tópicos abaixo, vamos te ajudar a entender essa importante etapa do processo seletivo e dar dicas para se destacar positivamente.

Portanto, veja abaixo como se comportar em uma entrevista de emprego e quais coisas deve evitar.

Publicidade

Como posso trabalhar pela internet? Descubra agora!

Como se comportar bem nas entrevistas de emprego?

Se comportar bem em uma entrevista de emprego envolve uma série de fatores, porém todos eles sempre voltam para um denominador comum: segurança. Um candidato emocionalmente seguro, no qual tem domínio sobre o que está falando e sentido, sempre desempenha um papel de destaque em uma entrevista. Mas, jamais se desespere se essa não é uma das suas qualidades, isso pode ser trabalhado de diferentes formas até chegar o momento da entrevista de emprego. Sendo assim, selecionamos algumas dicas importantes de como você deve se comportar em uma entrevista de emprego. Portanto, durante uma entrevista de emprego, é mais natural se comportar com segurança ao falar de algo no qual realmente sabemos. Faça uma profunda pesquisa, tudo deve estar sob análise, como o histórico e demanda da empresa, suas habilidades, seus feitos e objetivos.

Com mais propriedade a respeito disso, vai ser capaz de entender e explicar durante a entrevista de emprego, como pode contribuir na empresa. Em resposta a isso, seu nervosismo jamais poderá ofuscar o seu conhecimento. Em relação a isso, acompanhar as notícias pode ajudar a mostrar estar atualizado e crítico acerca do mundo. Mas, nunca se esqueça dos grandes detalhes, durma e se alimente bem, pratique com amigos no qual deseja conversar. Assim como, organize todos os documentos necessários, chegue mais cedo e treine prováveis perguntas. Sobre esse último, listamos os questionamentos mais frequentes. São elas:

  1. Fale um pouco a respeito de você;
  2. Como você trabalha sob pressão?
  3. Qual o seu maior ponto fraco?
  4. Por qual motivo deseja essa vaga de emprego?
  5. Gostaria de saber algo a respeito da empresa ou a essa vaga de emprego?

Portanto, agora basta se preparar e treinar bastante a fim de conseguir se comportar bem durante a entrevista de emprego!

Publicidade

como se comportar em uma entrevista de emprego

O que devo evitar durante a entrevista?

Primeiramente, nem sempre é só a respeito de como se comportar, é também sobre evitar e não causar uma má impressão ao entrevistador. Bem como, evite ser prolixo, o discurso exagerado e informal dá espaço as gírias, frases sem nexo, fuga do tema, vícios de linguagem e frases incompletas. Nunca deixe o celular com som ou vibração, isso, além de demonstrar falta de profissionalismo, pode atrapalhar a sua linha de raciocínio e toda a entrevista. Evite depreciar outras empresas, definitivamente essa nem sempre é a melhor forma de se comportar em uma entrevista.

Portanto, a atitude não é nada profissional e nunca demonstra muita lealdade. Assim como, nunca minta, pois, nunca existe motivo de estabelecer um vínculo de emprego baseado em mentiras. Pois, quando ser efetivado, isso é muito ruim na relação entre ambas as partes. A postura também imprime faz ter uma ótima imagem, então, evite gesticular bruscamente ou se comportar de forma desleixada. Seja como for, por mais informal que possa ser o ambiente, nunca é legal estar comendo, bebendo ou mascando chiclete, portanto, saiba como se comportar.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Dessa forma, reunimos uma série de ações nas quais podem destacar o seu desempenho e se comportar durante a entrevista de emprego. Sendo elas:

  • Aplique o método STAR – Situação/Tarefa/Ação/Resultado – a fim de contar alguma experiência;
  • Prepare perguntas perspicazes de modo a mostrar interesse na empresa;
  • Observe e defina uma comunicação não verbal. Seu corpo também pode comunicar;
  • Vista-se e comunique-se de acordo com a vaga;
  • Seja pontual;
  • Demonstre dinamismo e autenticidade;
  • Valorize seus pontos fortes, mas, nunca esqueça de citar seus pontos fracos;
  • Mantenha contato visual com o entrevistador;
  • Domine o seu currículo;
  • Confie, a vaga será sua!

Mas, caso esteja buscando vagas de emprego e não saiba como encontrar, o LinkedIn pode ser uma opção, trata-se de uma rede social do público profissional. Curtiu o conteúdo? Compartilhe com algum amigo no qual também gostaria de saber como se comportar em uma entrevista de emprego.

Confira as vantagens de trabalhar em casa!

Pin It on Pinterest