Saiba mais sobre o Currículo Cronológico!

Para entrar no mercado de trabalho ou conseguir evoluir na carreira, é preciso se apresentar de forma eficiente, o currículo cronológico pode ser uma boa opção.

Pois, dentre as alternativas de divulgar sua experiência profissional e habilidades, está o currículo cronológico.

Publicidade

Em algumas situações, esta modalidade é o mais interessante, porém é importante saber quando ele irá valorizar a sua bagagem profissional.

Caso não saiba o que é e como elaborar o currículo cronológico, nosso artigo pode lhe ajudar a tirar essas dúvidas.

Publicidade

Saiba como criar e preencher o seu Currículo Lattes!

O que é currículo cronológico?

Primeiramente, existem alguns tipos de currículo e o cronológico é um deles. Nesta modalidade, além de organizar todas as informações da sua vida profissional, é preciso colocá-las numa ordem específica. Assim, no currículo cronológico, as informações sobre as experiências de trabalho são mencionadas começando pela mais recente. Dessa forma, isso também deve ser utilizado com os cursos realizados. Sendo assim, esta forma de colocar o conteúdo pode tornar o trabalho dos recrutadores mais prático. Pois, é possível conferir a evolução profissional do candidato através da sequência cronológica. Mas, é claro, para o currículo cronológico ser realmente efetivo, é preciso ter cuidado na hora de organizá-lo. Sendo assim, todas as informações devem ser inseridas de forma objetiva e de fácil entendimento.

currículo cronológico

Quando devo usar?

No caso de profissionais nos quais já passaram em muitas empresas e realizaram diversos cursos e especializações, o currículo cronológico é muito indicado. Também é bastante adequado nas situações onde o candidato está pleiteando alguma vaga onde vai desempenhar a mesma função anterior ou subir de cargo. Mas, no caso das pessoas nas quais estão iniciando as suas carreiras e não possuem muita experiência ou até nenhuma, esta modalidade não é indicada. Se você passou um longo período fora do mercado de trabalho, também nem sempre é interessante elaborar o seu currículo cronológico.

Publicidade

Pois, isso pode evidenciar a lacuna de tempo entre um emprego e outro. Isso porque, a organização dele dá um destaque maior às mudanças de cargos ou empresas. Portanto, para quem muda de emprego frequentemente, pode não ser algo muito positivo. As empresas tradicionais costumam priorizar profissionais com uma estabilidade maior em suas funções. Assim, o candidato passa a ter maior confiabilidade. Mas claro, nem todas as empresas possuem o mesmo perfil de negócio e as mesmas exigências com relação ao estilo do candidato. Sendo assim, faça uma pequena pesquisa antes de escolher entre os modelos de currículo.

Vantagens e desvantagens

Conforme falado anteriormente, cada empresa tem necessidades diferentes no que diz respeito às suas vagas de emprego. Dessa forma, você deve estar atento às vantagens e desvantagens do currículo cronológico. Portanto, a primeira vantagem do tipo cronológico é poder vender seu perfil profissional baseado em suas experiências. Dessa forma, ele acaba dando destaque ao conhecimento adquirido ao longo do tempo e sua evolução na carreira. Nesta dinâmica, os recrutadores vão enxergar com mais clareza o seu crescimento profissional e que realmente merece espaço dentro da empresa. Mas, mesmo tendo uma vasta experiência e ter passado por várias empresas, caso isso não tenha ligação com a vaga, é bom utilizar outro modelo de currículo.

Currículo cronológico X Currículo funcional

Diferentemente do currículo cronológico, o funcional dá um destaque maior às habilidades, conhecimentos e atitudes do candidato. Sendo assim, neste caso em específico, a linha do tempo não é tão importante. Uma das situações indicadas de uso do tipo cronológico, é quando não se passou por muitas empresas, mas, esteve no mesmo lugar durante um longo tempo. Outro caso onde ele pode ser utilizado é para demonstrar o perfil profissional de alguém no qual se formou recentemente. Contudo, mesmo nunca tendo experiência, as suas habilidades enriquecem o seu currículo. Embora tenham algumas semelhanças em conteúdo, a organização das informações nos dois tipos de currículo é diferente.

Publicidade

Portanto, é muito importante analisar o momento onde pode ser utilizado o tipo cronológico. Caso esteja na busca do seu primeiro, o site Jovem Aprendiz BR alerta sobre diversas vagas de jovem aprendiz e também outras vagas de emprego. Portanto, antes de se candidatar para alguma vaga, faça um currículo adequado, fazendo ele agregar mais valor, dando melhores chances de conseguir a colocação. Sendo assim, continue em nosso site, temos diversos artigos a respeito de como montar o currículo perfeito para a vaga desejada!

Quais são os tipos de currículo e quando devo usá-los?

Pin It on Pinterest