Carta de Apresentação

Conseguir um emprego é uma das tarefas mais difíceis que uma pessoa pode encontrar ao longo de sua vida. Um currículo é um documento que serve como facilitador para que o acesso às oportunidades de emprego a serem oferecidas ou desejadas pelo trabalhador. Mas é sempre bom ter um outro documento a mais que garanta a sua entrada e permanência no novo emprego, e este é a carta de apresentação.

Carta de Apresentação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Este instrumento trata-se de uma mensagem pessoal que acompanha o seu currículo nem sempre é uma exigência das empresas ao ingresso no mercado de trabalho.

Mas, como está sendo frequentemente desejada por gestores nas mais variadas áreas de atuação profissional, é interessante que você saiba o que exatamente é uma carta de apresentação e como utilizar este documento a seu benefício.

Escrevendo a carta de apresentação

Geralmente, a carta de apresentação traz em torno de 150 a 500 palavras sobre o candidato. Assim, vem para oferecer dados como:

Publicidade

  • Quem é a pessoa;
  • Quais são suas habilidades profissionais;
  • Interesses;
  • Experiências;
  • Motivações
  • E outras informações, em especial tudo sobre o que levou o candidato a buscar aquela vaga específica.

Para que você possa escrever sua carta de apresentação, escolha um local tranquilo, esteja relaxado e confortável e pense sobre suas características como um profissional de sua área.

Detalhe todas as suas habilidades, facilidades ou aproximação com as ferramentas que serão utilizadas na nova vaga, onde adquiriu esta experiência, entre outros detalhes.

Disserte também sobre as suas intenções com a admissão, sobretudo, passando por valores e objetivos pessoais tanto na empresa quanto no futuro.

Mas lembre-se:
Seja objetivo e direto ao apresentar-se pela carta, nunca escrevendo em grandes quantidades e garantindo com que o interesse não seja perdido logo que o entrevistador receba sua apresentação.

O que deve conter a Carta de Apresentação?

A melhor dica deste documento é que você deve descrever-se de forma rápida e interessante. Note que as informações que estarão contidas no texto podem variar de acordo com a empresa na qual você tentará uma vaga.

O que colocar na Carta de Apresentação
Qualidades;
Habilidades;
Interesses profissionais;
Disponibilidade de horários;
Disponibilidade a aperfeiçoamento;
Referência à vaga ou empresa;
Objetivo na organização, entre outros.

Outros documentos podem ser necessários à aquisição de uma nova vaga de emprego. Além da carta de apresentação e do currículo, podem ser exigidos:

  1. Carteira de Identidade (RG)
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros documentos.

Todavia, é necessário que o candidato busque esta e outras informações para a vaga na qual deseja ser inserido.

o que colocar na carta de apresentação
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Para que você possa se preparar de maneira mais tranquila e interessante para suas futuras vagas de emprego, confira, no final deste texto, um exemplo de carta de apresentação pronta. Nunca esqueça da sua carta de apresentação junto ao seu currículo na hora de ser entrevistado em um novo emprego.

Dica: Veja exemplos de objetivo profissional e perfil profissional!

Carta de apresentação X Carta de recomendação profissional

Existem diferenças entre estes dois tipos de documentos.

A carta de apresentação é tida como uma pequena introdução ao currículo, em contrapartida a carta de recomendação profissional é emitida pelo empregador anterior do candidato.

Entretanto independe se o empregador for pessoa física ou jurídica, ele irá atestar que o candidato em questão obteve experiência profissional junta à sua instituição e os pontos positivos que marcaram a passagem pelo local de trabalho ocupado anteriormente.

Em resumo, serão assinadas as qualidades do trabalhador e recomendada o profissional para a contratação de outras empresas.

Exemplo prático de carta original

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área (preencher a sua área de interesse) apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que tenho disponibilidade para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição de prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

(preencher com nome completo e assinatura)

Veja também, como fazer um currículo top em 3 minutos.

Carta de Apresentação
5 (100%) 1 vote

Pin It on Pinterest