Como Fazer um Currículo Top em 3 Minutos

Aprenda como Fazer um Currículo passo a passo:

A maneira de Como Fazer um Currículo poderá contribuir de forma que o Candidato ser chamado para seu emprego ou… poderá espantar essa chance.

O curriculum deve chamar a atenção do analista de RH. Em se tratando de como fazer, tudo vai depender de o candidato preencher o curriculum da forma correta.

analista

Olá, eu sou a Marina Silva, analista de RH. E neste artigo você aprenderá como fazer um currículo realmente bom, da forma correta, em apenas 3 minutos utilizando um modelo de currículo pré existente.

Como guia de localização utilize a lista abaixo para acessar os principais tópicos do artigo e aproveitar ao máximo nossas dicas e exemplos práticos.

O que você precisa ter em um currículo?

  1. Título – o que escrever
  2. Foto – por ou não por
  3. Dados Pessoais e de Contato – o que precisa
  4. Documentos – quais e quando
  5. Objetivo Profissional – exemplos prontos
  6. Experiência Profissional – quais colocar
  7. Cursos extras – quais colocar
  8. Idiomas – como escrever
  9. Formação Acadêmica – como escrever
  10. Perfil Profissional – exemplos
  11. Carta de Apresentação – Como Fazer
Publicidade

E uma ferramenta muito especial, o gerador de currículo. Uma forma muito prática de como fazer um currículo em poucos minutos obtendo o desejado resultado final nota 10 de forma automatizada!

Antes de iniciar, que tal baixar um modelo?

O que acha de baixar um modelo de curriculum vitae pronto aqui. Dessa forma você pode apenas preencher o currículo e não cria-lo do zero #ficaadica

Vamos lá!

É muito simples. Mas faça tudo mediante muita atenção, porque são esses poucos minutos de dedicação que poderão ajudar o candidato conseguir seu emprego de qualidade!

Começaremos pelo mais básico, porém não menos importante, o título do currículo. Na sequencia seguiremos uma sequência de mais 7 tópicos!

Aprenda como fazer o título de um currículo

Evite escrever a palavra “currículo” no título, use seu nome ao invés disso.

Não coloque a palavra “Currículo” ou “Curriculum Vitae” no título. A palavra “Currículo” é o nome do documento. Mas isso não precisa estar escrito na folha, é desnecessário fazer isso. Afinal, o candidato está enviando este documento à empresa na busca do novo emprego. O profissional de RH também sabe que o candidato busca desse emprego. Não há necessidade de escrever a palavra “Currículo”. O que o candidato deve escrever no título então? Escreva o seu nome na primeira linha.

Publicidade

A dúvida cruel: por ou não por a foto de perfil?

Sim, busque sempre colocar a foto no currículo, mas não qualquer foto, esteja apresentável!

A foto não é obrigatória, mas é importante por a foto no CV. A sua foto pode mostrar mais segurança ao analista de RH. Sempre use uma foto bem apresentável. Nada de roupas jogadas e aparência desleixada. Cause uma boa impressão!

Dados de contato para a empresa falar com você

Insira telefone (whatsapp), e-mail também de preferência. Quem esquece disso perde a vaga…

Parece piada, mas todos os dias pessoas esquecem de por telefone e e-mail e simplesmente perdem a vaga. Então lembre-se sempre como fazer: celular e e-mail são básicos, não podem faltar.

Quais os documentos necessários no curriculum?

Não informe seu CPF nem RG, no processo de contratação eles irão lhe pedir. No currículo não esqueça de colocar CNH e a categoria!

Em regra, não se deve informar CPF e RG no curriculum. Apenas informe que a pessoa tem CNH, por exemplo, junto a categoria. Existem algumas empresas e alguns cargos superiores que exigem o número do CPF e RG. Se tiver dúvida de como fazer, pergunte antes a empresa. Esses documentos costumam ser exigidos só no ato da contratação, caso o candidato seja aprovado.

A importância do objetivo profissional

O objetivo profissional deve ser rápido de ser lido e logicamente objetivo, um exemplo: “Desejo fazer parte do grupo da empresa X e atuar na área X

Se é seu primeiro emprego, use uma frase genérica a exemplo de “Estou a disposição pra colaborar no que for preciso ao sucesso da sua empresa…“. Se o cargo é específico, a pessoa pode usar uma frase mais direcionada similar a essa: “Desejo trabalhar em Gerenciamento Web incrementando o resultado financeiro e satisfação dos clientes da empresa“. Essa é a forma certa de como o candidato que deseja aprender como fazer curriculum vitae bom de verdade pode fazer.

Como fazer a experiência profissional

Liste sempre do mais recente para o mais antigo, se assim você achar importante. Dica: liste experiências que “casem” com a vaga que você está buscando.

Inicie a lista de experiências profissionais, como sempre do trabalho mais recente ao mais antigo. Seja direto: cite a Empresa, Cargo, mês e ano de entrada e de saída de cada emprego.

Como eu faço a parte da formação, idiomas e cursos corretamente?

Entenda que existe uma forma correta de como montar um CV bom direcionado à empresa.

Mesma dica: Liste sempre os mais recentes em cima. Se o interessado tem dezenas e dezenas de cursos e está em dúvida sobre como fazer para escolher, liste somente os cursos que tem a ver diretamente com a vaga que desejada. Listar cursos demais, de vários segmentos, pode soar mal: o analista de RH pode entender que a pessoa está perdido profissionalmente e não está sabendo como fazer o CV. Então mantenha o foco.

Ferramenta bônus: Gerador de curriculum vitae

Como Fazer um Currículo Bom de forma Rápido com o Gerador de Currículo

Outra forma prática de fazer é o gerador. Essa é a dica mais valiosa. Entenda como Fazer um Currículo Bom utilizando este Gerador de CV Online. O site Modelo de Curriculum Vitae dispõe desse fantástico gerador de currículo prático e ao mesmo tempo poderoso de criação rápida de CV excelente. Acesse agora o Gerador de Curriculum Vitae. É grátis.

Currículo top em 3 minutos é como uma receita!

Como Fazer um Currículo Bom em 3 Minutos

Esperamos que você tenha curtido aprender como elaborar um currículo em poucos instantes, contendo alta qualidade, garantindo as melhores chances de o interessado conseguir uma boa vaga de emprego.

Vamos agora para um resumo do que você aprendeu neste artigo:

Como Fazer um Currículo passo a passo

Se você ainda assim tem dúvida de como fazer ou não está com aquela disposição, experimente o Acesse agora o Gerador de Currículo (link acima) você pode optar também pode baixar modelos de currículo prontos para preencher.

Boa sorte com seu novo emprego. Para mais dicas e dúvidas sobre como fazer um currículo use os comentarios abaixo. Não esqueça de compartilhar!

Como Fazer um Currículo Top em 3 Minutos
4.5 (89.81%) 53 votes

Pin It on Pinterest