Entrevista de Emprego – Como Estar Preparado?

Você recebe uma ligação. O gestor do RH te informa a data daquela entrevista de emprego que você tanto esperava. O coração dispara, um calafrio sobe pela espinha e suas pernas tremem.

Entrevista agendada!

Nesse momento, o seu pensamento se volta para todas as perguntas que possam surgir durante a entrevista de emprego. O nervosismo toma conta da maioria dos candidatos. Não se preocupe.

É claro que a expectativa e a ansiedade são grandes. Quem passa por um processo seletivo e consegue chegar ao dia da entrevista de emprego sabe como é desgastante.

Publicidade

E, afinal de contas, você quer essa vaga de emprego, certo?

Entrevista de Emprego

Sua preparação deve começar já

Conhecer cada passo do processo da entrevista, saber como você deve se comportar e, claro, se preparar para o grande dia são suas metas a partir de agora.

Publicidade

É importante saber que o entrevistador já tem em mente um perfil e requisitos para a posição que você será entrevistado. Afinal, a abertura de uma vaga de emprego também gera grandes expectativas em quem está contratando.

Publicidade

O custo com a rotatividade de pessoal é enorme para qualquer empresa, portanto acertar no perfil do candidato durante a entrevista é a maior preocupação dos entrevistadores.

Assim, quanto mais informações objetivas sobre você e sua carreira você reunir, melhor será o seu desempenho. Certamente, você também se comportará de maneira mais adequada durante a entrevista, já que estará melhor preparado do que a maioria.

Além disso, o entrevistador poderá te avaliar com informações mais valiosas e ficará mais fácil decidir se (ou que) você é o melhor candidato para a vaga.

Tipos de entrevistas de emprego

Entrevista de Emprego - Tipos

Existem alguns tipos de dinâmicas durante uma entrevista de emprego. Dependendo da posição da vaga que você está concorrendo elas podem ser aplicadas de maneiras diferentes.

A vantagem de você conhecer quais são os tipos de entrevistas é que você pode se preparar para elas com mais facilidade.

  • Entrevista comportamental: o foco serão suas competências e suas habilidades.  Decerto, este é o modelo mais comum de entrevista.
  • Entrevista técnica: seu conhecimento técnico será o ponto mais importante
  • Entrevista em grupo: normalmente usada para vagas de estágio ou trainee. Vários candidatos participam ao mesmo tempo da entrevista, sendo avaliados através de dinâmicas e jogos. Aqui a interação com os outros participantes conta muito!
  • Entrevista com estudo de caso: a sua capacidade de analisar dados e resolver problemas com base em um caso real ou fictício é que será ponto forte da entrevista
  • Entrevista-painel: um tipo de banca avaliadora, com cargos e funções distintas, se une para fazer perguntas e analisar seu comportamento sob diversas perspectivas

Dicas de como se preparar para o grande dia

Chegou a parte fácil da sua jornada até a chegada do dia da sua entrevista de emprego.

Agora é a hora da retrospectiva, muitas anotações, uma linha do tempo e definição de estratégias para conseguir essa vaga.

  • Pegue o seu currículo e faça uma retrospectiva

Anote todos os fatos que tiveram destaque e as maiores dificuldades que você enfrentou durante sua carreira.

Pode parecer uma bobagem, mas anotar te fará lembrar de coisas importantes que podem fugir da mente ou dar o famoso “branco” na hora da entrevista.

Tente se lembrar das conquistas, mas também como lidou com a frustração e a pressão. Certamente alguma dessas perguntas você vai enfrentar no dia do seu encontro com o entrevistador.

Se inglês for um dos requisitos da vaga, é uma boa ideia escrever situações vividas em inglês.

Dica: ainda não tem currículo pronto? Faça o seu aqui!

Quando lembrar de algo interessante e relevante, use a técnica STAR para descrever o fato. Te ajudará a dar uma perspectiva completa sobre algo importante.

  • Situação: descreva qual foi a situação vivida
  • Tarefa: anote quais eram suas tarefas e responsabilidades
  • Ação: diga quais ações e decisões tomou para completar suas tarefas
  • Resultado: mencione quais resultados atingiu com suas ações

Com essa técnica ficará mais fácil para você e para o entrevistador.

  • Faça uma linha do tempo

Coloque suas principais conquistas e suas mudanças de funções ou empresas numa linha do tempo.

  • Pesquise tudo o que puder sobre a empresa onde fará a entrevista

Sobretudo, saber fatos interessantes sobre a empresa que pode ser sua futura empregadora pode render uma boa interação com o entrevistador.

Você também deve aproveitar para saber quais os valores da empresa. Compare com os seus valores e veja o que vocês têm em comum.

  • Comece a pensar na sua roupa para a entrevista

Depois de conhecer um pouco mais sobre a empresa você já deve saber também sobre o dress code (código de vestimenta) adequado para o dia da entrevista.

Se não souber, prefira seguir o padrão.

Contudo, evite chamar muito a atenção. Pense que alguém pode passar rapidamente os olhos por você e deve ter uma boa impressão.

  • Saiba as rotas para chegar até o local da entrevista

Você vai economizar muito estresse se conhecer o caminho e souber quanto tempo leva para chegar até a entrevista de emprego.

Perguntas que podem ocorrer durante sua entrevista de emprego

Existem algumas perguntas que são comuns em entrevistas de empregos. Para ajudar, colocamos algumas dicas de respostas que farão você se dar bem na sua jornada.

  1. Me fale sobre você

Esta pergunta é um clichê entre muitos entrevistadores. Nesse primeiro contato é primordial que você se mostre seguro. Seja breve na sua resposta e ressalte seus melhores momentos profissionais, seu desenvolvimento, suas habilidades e pontos fortes.

  1. Aponte 3 pontos fortes

Com certeza eles procuram pessoas persistentes, dedicadas, capacitadas, concentradas, dentre muitas outras qualidades.

Seja sincero, mas busque pontos fortes que sejam importantes também para a vaga.

  1. Aponte 3 pontos fracos

Esta é uma questão delicada e tem que ser respondida com muita atenção.

O entrevistador sabe que você tem fraquezas, afinal de contas todos temos, mas ele quer saber a sua percepção em relação a elas.

O mais importante é você mostrar como se desenvolve em relação aos seus pontos fracos e como busca melhorias contínuas. Evite pontos fracos que tenham relação direta com a vaga, mas não minta.

  1. Gostaria de saber seus objetivos

Fale sobre como quer evoluir e aprender sempre mais. Manifeste interesse na empresa e como pode agregar valor a ela.

Mostrar que está disposto a assumir responsabilidades e criar raízes pode ser um ponto positivo.

  1. Porque devemos te contratar?

Mencione como seus valores estão alinhados aos da empresa e mostre como está capacitado para aquela vaga.

  1. Porque saiu do seu último emprego?

O maior trunfo para essa pergunta é a honestidade. Não fale mal da última empresa e nem dos seus colegas de trabalho.

Diga que no passado a empresa te motivou muito e é muito grato pelo aprendizado obtido lá, mas está procurando por novos desafios e experiências e que vê nessa oportunidade de emprego o caminho para o crescimento.

  1. Como você lida com a pressão no trabalho?

O entrevistador quer descobrir como você reage durante uma situação difícil e qual a sua postura diante de um problema.

Descrever uma postura radical não é uma boa ideia.

  1. Conte brevemente alguma situação do seu trabalho anterior que te causou estresse

Esteja focado na solução do problema. Conte como tomou as decisões e exponha seu pensamento lógico e tranquilidade diante de um problema, não se esquecendo de contar o resultado positivo que obteve ou o que aprendeu com a situação.

  1. Qual salário pretende ganhar?

Mencione uma faixa salarial e não um valor exato. Você também pode perguntar sobre os benefícios oferecidos. Deixe claro que está aberto a negociações.

  1. Como você vê sua carreira daqui a 10 anos?

Este é o momento de mostrar que você tem um plano para sua carreira. Manifeste seu interesse pela empresa e diga como quer progredir dentro dela. O principal objetivo do entrevistador é verificar sua coerência e planejamento para seu crescimento.

  1. Qual o seu nível de inglês?

Aqui será avaliado seu conhecimento e sua fala inglês. É possível que a conversa continue na língua estrangeira.

Treine seu inglês antes de ir para a entrevista e coloque seu nível de fluência correto no currículo.

  1. Por que escolheu nossa empresa para trabalhar?

O propósito dessa pergunta é saber o quanto você sabe sobre a empresa e saber se os seus objetivos são compatíveis com o cargo pretendido.

Especifique seus conhecimentos e habilidades para o cargo e diga que se vê facilmente interagindo com a organização, pois se identifica com os valores da empresa.

É claro, faça isso apenas se você realmente se identificar.

  1. O que você espera desse emprego?

Você pode dizer que procura por novas oportunidades e propósitos, onde possa se desenvolver profissionalmente e colaborar com o crescimento da empresa.

  1. Como seria um emprego dos seus sonhos?

Sua criatividade estará sendo testada.

Você pode responder de um jeito prático, enfatizando os seus pontos fortes e ligando suas qualificações à vaga ou ser criativo e encontrar maneiras de descrever as responsabilidades da vaga, porém trabalhando online de qualquer lugar do mundo, por exemplo.

Só tome cuidado. Se a vaga não permitir isso, use a criatividade para criar um novo cenário.

  1. Quanto tempo planeja ficar nesta empresa?

Pode dizer que seu plano é contribuir o máximo possível com a organização e pretende ficar enquanto tiver oportunidade para isso.

  1. Como se comporta quando recebe críticas?

Deixe o recrutador saber que críticas são bem-vindas e cite alguns exemplos onde viveu situações que recebeu críticas e corrigiu suas falhas obtendo resultados positivos.

  1. Qual sua maior realização profissional?

Responda essa pergunta exemplificando com algum caso onde conseguiu bons resultados. Aliás, usar o método STAR nesta resposta pode torna-la mais completa.

  1. Você se candidatou a outras vagas?

O entrevistador procura saber se existe concorrência pelo seu currículo.

Seja sincero e confirme, caso tenha se candidatado em outras empresas.

  1. O que faz nas horas livres?

O que você vai responder aqui vai dizer muito sobre você e como gerencia seu tempo.

Contudo, não invente, mas tente compartilhar hobbies que estejam mais relacionados à sua personalidade.

  1. Se fosse para ser um animal, qual seria?

Este é um teste de personalidade e não há resposta errada. Claro que você pode se ajudar escolhendo animais por suas personalidades e não por sua empatia.

Alguns exemplos: o cavalo por ser veloz e inteligente, o cachorro por sua lealdade e faro, a formiga por ser trabalhadora.

  1. Você tem alguma dúvida?

Essa é a ocasião perfeita para trazer questões sobre como é trabalhar nessa empresa e saber se a vaga realmente é para você.

Fuja de perguntas comuns.

Você pode perguntar sobre o planejamento de crescimento da empresa, quais são as maiores expectativas em relação ao candidato selecionado, como é a relação dos superiores e seus funcionários.

O que pode te prejudicar em uma entrevista de emprego?

Entrevista de Emprego - Tópicos Prejudiciais

Não existe fórmula mágica que fará você se dar bem numa entrevista de emprego. Existe preparo, conhecimento e algumas dicas do que fazer e o que não fazer que podem te ajudar.

Se atrasar

Chegar atrasado em uma entrevista de emprego, além de indelicado, pode demonstrar falta de respeito pelos entrevistadores. Você também pode ser avaliado, sobretudo, como desinteressado ou indisciplinado.

Casos extremos, de força maior, que estão fora do seu controle, são compreensíveis.

Mentir

Seja sincero sobre suas qualificações, mesmo porque essas informações podem ser checadas facilmente. Dessa forma, evite problemas futuros.

Estar inseguro demais

Fale com segurança e desenvoltura. Seja objetivo e claro. Já que, pessoas assim têm mais chances de conseguir uma vaga.

Falar demais

A maioria dos entrevistadores não tem tempo para ouvir histórias. Responda apenas aquilo que foi perguntado da forma mais objetiva possível. Se o entrevistador quiser mais informações irá perguntar.

Ficar olhando o celular

Esqueça do seu celular. Coloque-o no silencioso. Portanto, não atenda ligações ou verifique suas mensagens.

Mídias sociais

Lembre-se de que suas mídias sociais são dedo duro e certamente o entrevistador já deu alguma vasculhada pelas suas redes.

Assim, para não cair nessa armadilha, cuidado com as fotos que você publica e mantenha um discurso apropriado.

Falar que você gasta seu tempo livro lendo e ter só foto na balada ou em churrascos pode ser contraditório e gerar desconfiança.

Seguindo essas dicas, fique tranquilo. Você estará preparado para se dar bem em sua entrevista de emprego!

Boa Sorte! Conte pra gente como foi sua experiência.

Entrevista de Emprego – Como Estar Preparado?
Avalie!

Pin It on Pinterest