Veja as Dicas de Currículo importantes de serem seguidas!

Ao se candidatar a qualquer vaga de emprego existem alguns fatores nos quais são considerados pelo empregador, portanto, confira nossas dicas de currículo.

Primeiramente, um dos pontos mais notáveis é a estrutura do currículo do candidato.

Publicidade

Portanto, a fim de montar um bom documento é importante estar atento a algumas dicas quanto a sua estruturação.

Se você deseja aprender a estruturar um bom currículo preste atenção nas dicas de currículo a seguir:

Publicidade

Algumas pessoas pensam que possuir uma boa formação, competências e habilidades já é vantagem na hora de concorrer a alguma vaga de emprego.

Contudo, apresentar um currículo com má estruturação pode te prejudicar durante o processo seletivo.

Publicidade

Tendo isso em vista, traremos aqui embaixo algumas dicas valiosas sobre como montar seu currículo e se destacar entre os outros candidatos.

O que colocar em Atividades Extracurriculares no currículo?

Dicas de currículo: O objetivo principal

Devemos lembrar, o objetivo principal de um currículo e mostrar aos possíveis empregadores suas formações e experiências de forma clara e objetiva. Portanto, ao montar seu documento, uma das melhores dicas é ser direto nas informações. Currículos muito extensos muitas vezes nem são lidos pelos empregadores, por esse motivo é preciso aprender a listar de forma objetiva suas qualificações. Lembrando sempre, o currículo deve despertar interesses.

dicas de currículo

Dicas de currículo: tamanho, fonte e formato do currículo

Primeiramente, não há especificações quanto ao tamanho do currículo, entretanto, currículos acima de duas páginas costumam ser deixados de lado. Dessa forma, seja objetivo sobre as qualificações, sem muitas “lenga lenga”. Ainda sobre a estruturação de seu currículo, uma dica importante é utilizar fontes nas quais tornem a leitura mais prazerosa. Sendo assim, entre as nossas dicas de fontes, temos Arial, Times new Roman e Verdana. Vale lembrar também, o tamanho adequado é o 12 aos textos e 14 e 16 aos títulos e subtítulos. Agora, quanto ao formato, é necessário ser organizado, ou seja, um local de formações, outro para qualidades. Procure manter o layout limpo visualmente, sem muitas informações desnecessárias e organizado, lembre-se de utilizar o formato de folha A4.

Publicidade

Dicas de currículo: informações essenciais

Primeiramente, devemos encontrar informações sobre contato, qualificações, experiências, atividades extracurriculares e objetivos de carreira. Dessa maneira, entre as nossas dicas está listar suas características em tópicos bem organizados e objetivos.

10 dicas de currículo perfeito de especialistas

Siga as nossas dicas e consiga fazer um bom currículo, veja os tópicos abaixo.

Visual limpo

Ao montar seu currículo é necessário fazer isso de forma objetiva e clara. Dessa forma, evite colocar coisas desnecessárias como RG e CPF. Liste apenas as informações importantes, como, por exemplo, seu nome, idade, endereço e contato.

Área de interesse

Lembre-se de especificar a área de atuação, ou seja, se você deseja seguir com a carreira de escrita, deixe isso bem claro.

Formações

Descreva de forma direta suas qualificações profissionais e acadêmicas. Pois, qual empresa não gosta de contratar alguém repleto de conhecimentos?

Qualificações

Se possível, tente escrever um pequeno resumo de suas qualificações, lembre-se de ser direto.

Experiências profissionais

Uma das dicas mais importantes é caprichar na hora de listar suas experiências profissionais. Sendo assim, cite nome da empresa, cargo, tempo trabalhado e atividades realizadas.

Cursos e atividades extracurriculares

Citar seus cursos e atividades extracurriculares pode ser um bom método de chamar a atenção do empregador. Isso porque, ter realizado cursos e atividades fora de sala de aula ou local de trabalho mostra pró atividade. Você pode realizar cursos gratuitos através da plataforma do governo Escola Virtual.

Não utilize fotos ou recursos gráficos

A menos que a empresa atue na área de beleza e estética e especifique a necessidade de foto, não a coloque. Caso seja necessário incluir imagem, lembre-se de tirar foto com fundo neutro e sem muitos adereços.

Dicas de currículo: linguagem

Entre as dicas, está a de ficar atento a linguagem utilizada. Pois, é importante ressaltar, a situação exige uma linguagem culta e formal da língua portuguesa.

Formato

Use um dos formatos já existentes de currículo, procure escolher os mais formais. Isso porque, inventar formatações diferentes a fim de tentar impressionar pode te prejudicar na hora de conseguir a vaga.

Opte pela simplicidade

Currículos muito elaborados cheios das famosas “palavras difíceis” e poluído visualmente tendem a se perder nas pilhas de documentos. Por isso, tente sempre direto ao passar suas informações. Agora, você já tem as dicas de como montar o currículo, em caso de demais dúvidas procure exemplos gráficos de como deixar seu documento impecável.

Quais são os tipos de currículo e quando devo usá-los?

Rate this post

Pin It on Pinterest