Quais as Informações Adicionais no Currículo devo utilizar?

Ao montar seu currículo é normal se deparar com algumas informações nas quais não se encaixam em nenhuma categoria, tratam-se das informações adicionais.

Portanto, esses dados podem ser chamados de informações adicionais e podem sim ser listados.

Publicidade

As informações adicionais geralmente listadas em um currículo são aquelas nas quais não se encaixam nas demais categorias, mas mesmo assim você quer citar.

Entretanto, é necessário se atentar a quais tipos de dados nos quais deseja listar no currículo, lembre-se de nunca colocar coisas muito irrelevantes.

Publicidade

Sendo assim, entre as informações adicionais normalmente colocadas em um currículo, temos:

  • Certificados de cursos;
  • Idiomas;
  • Intercâmbios;
  • Demais cursos;
  • Possíveis prêmios;
  • Publicações (artigos);
  • Atividades voluntárias.

Essas são algumas das atividades onde costumam aparecer em currículos de candidatos.

Publicidade

Vale lembrar, o dado no qual se deseja citar no currículo deve ser útil ao empregador.

Veja as Dicas de Currículo importantes de serem seguidas!

Informações adicionais pessoais no currículo

Primeiramente, pode parecer óbvio, mas muita gente ainda desconhece, jamais se deve citar informações pessoais no currículo. Pois, muitas pessoas acabam colocando no currículo número de documentos pessoais tais como, RG e CPF. Esses dados pessoais são irrelevantes ao empregador, por esse motivo nunca é necessário colocá-los. É importante enfatizar, apenas informações significativas ao empregador devem aparecer. Portanto, se pergunte sempre “essa informação é necessária?”.

informações adicionais no currículo

Objetivo do currículo

Muita gente acaba se esquecendo de qual é o objetivo do currículo, a fim disso não acontecer, lembre-se de deixar claro qual sua área de interesse. Portanto, ao montá-lo, mostre ao empregador que se possui um objetivo em sua vida profissional. Essa área profissional na qual pretende seguir deve aparecer claramente nas informações listadas em seu currículo. Dessa forma, a empresa saberá que você possui objetivos profissionais e ambições, mostrando pró atividade.

Publicidade

Informações adicionais no currículo

As informações adicionais no currículo, tratam-se daquelas onde não se encaixam nas demais categorias. Esses dados devem aparecer sempre ao final do documento e devem ser escolhidas com cuidado de modo a não causar uma má impressão. Portanto, ao decidir colocar informações adicionais lembre-se de se perguntar se aqueles dados podem ser relevantes ao empregador. Mas claro, algumas coisas podem acabar sendo um destaque em meio a tantos documentos, porém, escolher os dados errados pode acabar te prejudicando.

10 dicas para as informações adicionais em seu currículo

Confira nossas melhores dicas a fim de preencher as informações adicionais no currículo, veja abaixo!

Informações relevantes

Primeiramente, antes de adicionar no currículo qualquer informação adicional se pergunte se aquele dado possui valor para o possível empregador. Sendo assim, evite citar coisas onde não tenham conexão com a sua vida profissional e acadêmica.

Experiências internacionais

Caso tenha feito intercâmbio ou morou fora do país mesmo sendo durante um curto período cite no seu currículo. Pois, morar em um local fora do país demonstra possuir fácil adaptação às mais diversas situações.

Carteira de motorista

Caso possua CNH, isso pode ser um diferencial entre os demais candidatos. Por esse motivo lembre-se de citá-la em seu documento.

Disponibilidade de mudanças

Caso seja uma pessoa disposta a se mudar de local, viajar ou até trabalhar em horários diferentes, deve informar. Sendo assim, as empresas gostam de pessoas nas quais possuam disponibilidade de mudanças.

Informações adicionais no currículo: habilidades

As habilidades são sempre bem vindas em suas informações adicionais. Sendo assim, caso tenha alguma qualidade útil no meio profissional, deve-se enfatiza-la.

Trabalhos voluntários

Citar atividades voluntárias onde tenha realizado é sempre uma boa alternativa. Essas atividades demonstram pró atividade e vontade de trabalhar do candidato e isso é sempre uma vantagem.

Associações

Caso seja afiliado a alguma associação pode colocar em seu currículo, porém, lembre-se, é necessário ter conexão com a vaga.

Prêmios

Prêmios relevantes também são uma forma de se destacar entre seus adversários. Entretanto, lembre-se, é preciso que esse reconhecimento seja relevante no meio profissional.

Noções de informática

Entender de questões de informática e programas de computador sempre é um diferencial. Portanto, caso saiba utilizar programas úteis as empresas, cite elas nas informações adicionais no currículo.

Informações adicionais no currículo: liderança

Caso já tenha experiência com alguma posição de liderança durante sua vida, essa é um dado no qual deve ser citado. Dessa forma, se você já liderou alguma equipe e teve um bom resultado, lembre-se de citar isso. Sendo assim, você também pode adquirir essas habilidades através de cursos online, o governo oferece a plataforma Escola Virtual para isso. Agora, você já sabe como preencher as informações adicionais no currículo, portanto, só precisa finalizá-lo e torcer pela sua vaga.

O que colocar em Atividades Extracurriculares no currículo?

Pin It on Pinterest