Por que não consigo emprego? Saiba como mudar isso!

Sempre ouvimos de quem está desempregado “por que não consigo emprego?” ou “o que poderia fazer diferente do que estou fazendo hoje?”.

Continue lendo nosso artigo e transforme o seu “não consigo emprego” para um “eu consigo emprego”, saiba quais erros está cometendo ao se candidatar.

Publicidade

Sendo assim, os sentimentos e questionamentos são os mesmos, mas o mercado de trabalho já não é igual.

Acompanhar essas mudanças ou se capacitar a esse novo espaço, pode ser difícil, mas é muito necessário.

Publicidade

Portanto, é fundamental analisar essas mudanças caso queira contar ter uma renda fixa mensal combinado com a carteira assinada.

Pensando na importância dessa problemática, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o tema.

Publicidade

Portanto, verifique também, os possíveis erros nos quais está cometendo ao longo do tempo e mude o seu pensamento de “eu não consigo emprego”.

Como preencher um currículo funcional?

Principais fatores de contratação

Primeiramente, os principais fatores de contração são também o objetivo final do processo de admissão. Portanto, normalmente é escolhido uma pessoa onde na qual tenha um alinhamento a cultura da organização, tendo certa afinidade com seus ideais. Dessa forma, tendo a possibilidade palpável de criação do vínculo entre empregador e empregado. Isso é muito buscado pelas empresas, pois, a produtividade e o engajamento do colaborador costumam estar diretamente relacionada ao alinhamento empresarial. Quem segue isso, desenvolve um aperfeiçoamento profissional de forma completamente natural. Porém, colher os dados nos quais preencham os requisitos citados não é fácil para nenhuma das duas partes envolvidas. Contudo, como agravante, muitas vezes os solicitantes à vaga de emprego entregam apenas parte dessas informações tão cruciais.

Portanto, não deixe esse ser o seu caso, preencha todas as informações necessárias e lembre-se do pensamento “eu consigo”. A fim de garantir uma colaboração natural nesse emprego, se empenhe em deixar as informações do seu currículo claras, objetivas e descritivas. O mesmo vale para as entrevistas e dinâmicas em grupo, pois, trata-se de um momento de brilhar, tente sempre pensar “eu consigo fazer liderar”! Sendo assim, não omita suas habilidades, competências nem disponibilidade. Pois, sem nenhuma dúvida, isso é fundamental, principalmente para quem não tem emprego. Mas tal comportamento depende de uma questão prévia: como saber se eu consigo me encaixar nesse local? Vejamos no próximo tópico!

Publicidade

não consigo emprego

Eu consigo me enquadrar na empresa?

Depois do “não consigo emprego” vem diversos questionamentos, o “eu consigo me enquadrar nesse emprego?” é um deles. Mas, não espere encontrar essa resposta da pergunta “eu consigo me enquadrar neste emprego” pronta em nenhum lugar na internet. Desse modo, a única forma de identificar se você se enquadra é se conhecer e conhecer a empresa na qual você almeja um cargo. Parece pouco, mas trata-se de uma tática essencial, procure sempre analisar suas aptidões, qualidades, projetos já realizados e esforços. Dessa forma, compare-os com a identidade da empresa, verificando se é compatível ou não. Caso não saiba de primeira como a instituição se apresenta, procure conversar com antigos e atuais colaboradores de lá, pesquise e leia sobre a história do lugar. Portanto, caso seja possível, agende alguma visita ao local, só assim vai transformar o “eu consigo esse emprego” em realidade.

Não consigo emprego – Dicas importantes!

Atualmente, não estar empregado, infelizmente, é uma situação muito comum. A alta taxa é associada à duradoura crise do país, à dificuldade de se adaptar com novas funções ou ao nível de qualificação exigido pelas empresas. Talvez você não saiba, mas o problema pode ser tanto por parte da empresa, quanto da sua parte. Contudo, pode até ser de ambas, mas isso não deve te impedir de alcançar os seus objetivos. Acompanhe as dicas nas quais trouxemos a fim de te ajudar nessa empreitada:

  • Mude de estratégia: Se a forma de contratar não é a mesma, a sua estratégia deve mudar. Hoje o processo é mais assertivo, então seja mais ativo e faça adaptações;
  • Adeque o seu currículo: O currículo é a porta de entrada para a contratação, ele precisa ser organizado, claro, conduzir o leitor e mostrar porque você é a melhor opção, assim como o LinkedIn;
  • Invista em networking: Muitas vagas de emprego são preenchidas por conexões. Sendo assim, crie sua própria rede de contatos e se relacione com profissionais da sua área;
  • Tenha inteligência emocional: Reconhecer e saber lidar com os próprios sentimentos é um diferencial. Em entrevistas e dinâmicas, quem é emocionalmente seguro sempre se destaca.

Transforme o “não consigo emprego” em “sou perfeito para esse emprego, eu consigo isso”. Portanto, pode encontrar seu emprego em sites como o LinkedIn, no qual é uma plataforma voltada ao perfil profissional, pensando sempre “eu consigo essa vaga”. Portanto, se deseja continuar bem informado sobre o tema, acompanhe nossos outros artigos aqui no site!

Saiba mais sobre o Currículo Cronológico!

Pin It on Pinterest